ICJP

 

O Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

O Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) é uma associação privada reconhecida como instituição de utilidade pública, composta por docentes universitários do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e, ainda, por outros profissionais do universo do Direito Público.

Temos como propósito a investigação, o ensino e a divulgação das Ciências Jurídico-Políticas, bem como de outras ciências com elas relacionadas, desenvolvendo várias atividades no domínio científico, académico e universitário.

Em concreto, desenvolvemos várias atividades como as seguintes:  

a) Realizamos anualmente um número significativo de cursos e conferências em áreas inovadoras e temas tradicionais do Direito Público;

b) Preparamos “cursos à medida” para várias entidades públicas e privadas;

c) Disponibilizamos um conjunto alargado de apoios à atividade de investigação, seja através do nosso centro de investigação – o Lisbon Public Law Research Centre – seja diretamente através do ICJP (ver mais aqui);

d) Promovemos a publicação de obras e de artigos jurídicos, muitos disponibilizados gratuitamente na nossa página da Internet, incluindo através da e-Publica: public law journal, que é a primeira revista jurídica eletrónica de Direito Público do país com peer-review; e

e) Realizamos estudos de investigação científica aplicada para entidades públicas e privadas em diversas áreas ligadas ao Direito Público.

O ICJP integra ainda o Lisbon Public Law Research Centre, que junta dezenas de investigadores em Direito Público e que desenvolve um número relevante de projetos de investigação em áreas inovadoras e de interesse público, social e empresarial. O nosso centro de investigação recebeu a classificação máxima de “Excelente” em 2019, nas avaliações periódicas promovidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O ICJP é hoje um espaço onde todos os docentes e investigadores de Ciências Jurídico-Políticas podem concretizar as suas iniciativas e aspirações académicas de forma livre e beneficia de uma situação financeira sólida. E é também um importante fator de dinamização, competitividade e modernização da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, contribuindo para o ensino e investigação de excelência que se pretende na nossa Faculdade.

O crescimento do ICJP é de todos os docentes e investigadores de Direito Público e dos seus colaboradores, tendo as sucessivas Direções desempenhado um papel fundamental neste caso de sucesso, que se pretende honrar e continuar.

O trabalho realizado e os resultados alcançados permitem agora lançar um novo ciclo de investimento na qualidade das nossas ofertas de cursos, estudos de investigação científica aplicada e investigação científica, com os objetivos de i) melhorar o nível de serviço prestado pelo Instituto a quem se inscreva nos nossos cursos, ii) aumentar a procura dos mesmos, iii) aumentar os estudos de investigação científica aplicada realizados para entidades públicas e privadas e iv) aumentar o nosso resultado líquido anual, assim fazendo crescer correspondentemente os valores disponíveis para a investigação científica, seja em programas específicos de apoio do ICJP, seja no quadro das atividades do Lisbon Public Law.

É essa a missão dos órgãos do ICJP eleitos para o período 2024-2027 e, em particular, da sua Direção. Convido todos a conhecerem o Programa de Atividades do ICJP 2024-2027, disponível aqui.

 

João Tiago Silveira

(Presidente da Direção do ICJP)

Órgãos do ICJP

 

Mesa da Assembleia Geral
 

Presidente

Fernando Loureiro Bastos
 

Vice-Presidente

Cláudia Monge
 

Secretária

Inês Pedreiro Gomes

 

Direção
 

Presidente

João Tiago Silveira
 

Vice-Presidentes e equiparados a Vice-Presidentes

Carla Amado Gomes

Jaime Valle

João Miranda

Pedro Sánchez

 

Vogais

Ana Rita Gil

Jorge Pação

Marco Caldeira

Mariana Melo Egídio

Raquel Franco

Rui Lanceiro

 

Conselho Fiscal
 

Presidente

Vitalino Canas
 

Vogais

Domingos Farinho

José Luis Moreira da Silva
 

Suplente

Gonçalo Carrilho