ÚLTIMAS INSCRIÇÕES!
Últimas inscrições para o Curso “Recurso de Constitucionalidade – A arte de bem recorrer para o Tribunal Constitucional”.
O curso pretende que os...
O Professor Carlos Blanco de Morais, Vice-Presidente do ICJP e Coordenador Científico do CIDP, foi condecorado no dia 27 de outubro, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul pelo Presidente da República do Brasil, no grau de comendador.
Foram, na mesma cerimónia, distinguidos com a mesma ordem e grau, os Professores Gunther Teubner, da Universidade de Frankfurt, “Sir” Jeffrey Jowell da College London University e Diretor do Bingham Centre for the Rule of Law e Albert Sachs da Cape Town University e antigo juiz do Tribunal Constitucional da África do Sul. Para além do Presidente do Brasil, tomaram a palavra na cerimónia, o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Gilmar Mendes e o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra.
Falando em nome dos quatro agraciados, o Professor Blanco de Morais agradeceu a distinção e sublinhou que a mesma homenageava a estreita comunhão entre e o Direito brasileiro e o Direito europeu e norte-americano, bem como entre as suas academias. No que a Portugal diz respeito acrescentou que nunca como agora foi tão intensa a cooperação entre as faculdades de direito portuguesas e brasileiras, tendo-se lançado as bases para uma “Escola comum”, como antes evidenciara o Ministro José Serra.
Sublinhou, finalmente que a condecoração recebida em seu nome homenageava, antes de mais, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e o seu Centro de Investigação de Direito Público.