SESSÃO DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SOBRE A JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS

Não pode ser discutida a importância do Tribunal de Contas na protecção da legalidade financeira e na racionalização do modo de utilização dos recursos públicos. A gestão de meios que não pertencem aos decisores públicos, mas sim à própria comunidade a quem aqueles devem prestar contas, obriga a um escrutínio do respeito pela legalidade financeira e pela garantia da economia, eficácia e eficiência da actividade pública.

Isso implica que é hoje simplesmente impossível que qualquer operador público ou privado cuja actividade se relacione com dinheiros públicos exerça as suas funções sem conhecer com profundidade o labor jurisprudencial que o Tribunal de Contas tem desenvolvido em matérias centrais para a actividade pública. Tais matérias abrangem o cumprimento dos princípios da economia, eficácia e eficiência, o fraccionamento do objecto dos actos e contratos sujeitos à sua jurisdição, a aprovação de prestações complementares em contratos públicos, a formação e execução de contratos de concessão e, ou, que configurem parcerias público-privadas, bem como a jurisprudência incidente sobre Regiões Autónomas e Autarquias Locais e a jurisprudência que efectiva a responsabilidade financeira reintegratória e sancionatória.

O presente Curso de Especialização reúne alguns dos mais reputados especialistas nas matérias sobre as quais incide a sua jurisprudência, cujas valências asseguram que os participantes no Curso obterão um conhecimento abrangente das coordenadas que o Tribunal de Contas vem imprimindo para a racionalização da actividade pública.

 
Tema: «A importância e o futuro do Tribunal de Contas»
 
Quinta-Feira 3 de Fevereiro 18h30-20h30 Via Zoom  
 
Oradores:
Mário Aroso de Almeida (Professor Catedrático da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa)
Rui Medeiros (Professor Catedrático da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa)
Pedro Gonçalves (Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)
Tiago Duarte (Professor Convidado da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa)
Fernando Oliveira Silva (Director-Geral do Tribunal de Contas)
Rodrigo Esteves de Oliveira (Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Advogado)
 
Organização:
Pedro Fernández Sánchez / Marco Caldeira

Catálogo

Dia 2022-02-03
ICJP - Plataforma Zoom
2022-02-03T00:00:00 2022-02-03T00:00:00 Europe/Lisbon SESSÃO DE ENCERRAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SOBRE A JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS Apenas para inscrição do módulo de encerramento do respectivo curso. FDUL ICJP

 

Apenas para não inscritos no curso.

Os alunos do curso devem entrar aqui.

black