
As estatísticas publicadas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais e, mais recentemente, pela Direção-Geral de Política de Justiça do Ministério da Justiça confirmam a tendência de crescimento constante da litigância na jurisdição administrativa, tendência também acompanhada pelo crescimento do número de profissionais e especialistas dedicados ao Direito Administrativo um pouco por todo o país. As recentes intervenções legislativas nos diplomas estruturantes do Direito Administrativo português evidenciam, por sua vez, a necessidade permanente de todos os operadores jurídicos na atualização dos seus conhecimentos nesta área, valendo a pena destacar (i) a aprovação e entrada em vigor de um novo Código do Procedimento Administrativo (2015), (ii) a reforma do ETAF e do CPTA (2015) e (iii) a recente e profunda revisão do Código dos Contratos Públicos (2017).
Este conjunto de circunstâncias dá o mote para que, na sequência de outros Cursos já realizados em Faro (Direito do Urbanismo e da Construção [2014 e 2015] e Direito dos Contratos Públicos — A revisão do Código dos Contratos Públicos [2017 e 2018]), o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa se associe ao Conselho Regional da Ordem dos Advogados de Faro na organização de um Curso de Pós-Graduação em Teoria e Prática em Contencioso Administrativo.
Destinado a Advogados, Juízes, Estudantes, trabalhadores do setor da Administração Pública ou da Justiça com interesse particular nas áreas do Direito Administrativo, o Curso de Pós-Graduação estrutura-se sob três eixos fundamentais: (i) por um lado, o objetivo de estabelecer a ponte entre os conceitos e institutos fundamentais de Direito Administrativo substantivo com as técnicas e instrumentos do correspondente Direito Processual; (ii) por outro lado, a ambição de aproximar os conhecimentos teóricos de Direito Administrativo e Teoria do Processo com os aspetos práticos de organização, funcionamento e prática processual nos Tribunais Administrativos; (iii) por fim, e tendo em vista a relevância das matérias urbanísticas na prática jurídica dos particulares e das entidades públicas algarvias, o Curso não deixará também de integrar os aspetos essenciais de cruzamento dos regimes urbanísticos com o Contencioso Administrativo.
Data |
Tema(s) |
Docente |
4/maio |
|
Ricardo Prelhaz Fonseca |
11/maio |
|
Domingos Soares Farinho |
18/maio |
|
Francisco Paes Marques |
25/maio |
|
Pedro Moniz Lopes |
30/maio |
|
Mafalda Carmona |
8/junho |
|
José Duarte Coimbra |
15/junho |
|
Marco Caldeira |
22/junho |
|
João Tiago Silveira |
29/junho |
|
Jorge Pação |
6/julho |
|
Ana Gouveia Martins |
13/julho |
|
Cecília Anacoreta Correia |
|
Vasco Pereira da Silva |
|
20/julho |
|
João Miranda |
Faro - Auditório do Conselho Regional da Ordem dos Advogados
2018-05-04T00:00:00 2018-07-20T00:00:00 Europe/Lisbon Teoria e Prática de Contencioso Administrativo (Faro) 4/5 a 207/2018, no Auditório do Conselho Regional de Faro da O.A. FDUL ICJP
Curso Pós-graduado
Coordenadores:
- Prof. Doutor Vasco Pereira da Silva
- Prof. Doutor João Miranda
- Dr. Ricardo Prelhaz Fonseca
Assessor Científico:
- Dr. José Duarte Coimbra
Documentação
black