
Como pedra fundadora de um projeto multidisciplinar e plurianual sobre o populismo e a democracia constitucional, a Faculdade de Direito de Lisboa organiza uma conferência sobre “A definição do populismo: olhares ibéricos”.
Embora a reflexão académica sobre o populismo não careça de justificação, o objetivo da presente conferência consiste em discutir se o populismo significa uma mutação no regime democrático com um alcance semelhante àquela que a representação política implicou no século dezoito. Antes dessa viragem a democracia era essencialmente um termo pejorativo; depois dela, a democracia passou a ser entendida essencialmente como democracia representativa. Será que a crise da democracia que hoje se sente por todo o mundo pode encontrar no populismo um fenómeno catalisador semelhante? Será que o populismo reúne
condições para deixar de ser encarado como um fenómeno que desencadeia um indisfarçável menosprezo e tornar-se uma característica persistente das democracias modernas?
É esta a discussão que pretendemos fomentar e nada melhor para o fazer do que aprofundar o sentido e alcance do populismo através de uma reflexão multidisciplinar, que permita compreender os seus múltiplos desafios nas sociedades atuais e no contexto de crise económica que as carateriza. Uma reflexão, todavia, que pretendemos situar, num primeiro momento, no contexto cultural específico que é o nosso, isto é, o contexto ibérico de países com um passado autoritário relativamente recente.
A Conferência compreenderá dois momentos
- Uma sessão plenária, com intervenções de quatro convidados, incluindo uma conferência inaugural proferida pela Prof.ª Adela Cortina;
- Uma sessão em que se prevê que dois papers, elaborados por académicos especialistas nas áreas do direito, da teoria e filosofia política e das ciências sociais, sejam comentados por igual número de académicos.
1.ª Sessão
Apresentação e moderação: Professor Miguel Nogueira de Brito (FDUL/CIDP)
10h00 Conferência inaugural
-
Professora Adela Cortina
Universidade de Valencia
10h30
-
Professor José Luis Villacañas
Universidade Complutense
11h00 Coffee break
11h15
-
Professor Diogo Pires Aurélio
Universidade Católica
11h45
-
Professora Astrid Barrios
Universidade de Valencia
12h15 Debate
13h15 Almoço (apenas para os participantes)
2.ª Sessão
Apresentação e moderação: Professor Luís Pereira Coutinho (FDUL/CIDP)
Nota: o comentador começará por fazer uma breve exposição crítica do paper submetido pelo apresentante, num máximo de 20 minutos, a que se seguirá uma resposta deste último, em igual período de tempo, abrindo-se depois o debate.
14h30 Populismo e liberalismo
- Professor Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra) – apresentante
- Professor Luís Pereira Coutinho (FDUL/CIDP) – comentador
15h45 Populismo e identidade
- Professor André Barata (Universidade da Beira Anterior) – apresentante
- Professor Miguel Nogueira de Brito (FDUL/CIDP) – comentador
17h30 Coffee break
18h00 Populismo e representação
- Professor Miguel Nogueira de Brito (FDUL/CIDP) – apresentante
- Professor Pedro Lomba (FDUL/CIDP) – comentador
19h15 Encerramento