Publicações Impressas
Autor:
Editora:
Ano da Publicação:
"A evolução de situações factuais enseja novas compreensões sobre determinadas normas, mesmo quando o texto que lhes contém permanece intocado. Nesse sentido, diz-se que a atuação das Cortes é comumente marcada pela necessidade de releitura contínua das cartas constitucionais, em face das transformações sociais e históricas que desafiam o sentido literal das suas disposições.
Esta obra Mutações Constitucionais é resultado de projeto de pesquisa internacional conduzido pelo Centro de Investigação de Direito Público (CIDP) e pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
O livro procura explorar o tema com notável aprofundamento, garantindo ao leitor uma apreciação panorâmica de suas concepções teóricas e das divergências doutrinárias existentes que lhe são próprias.
Abordando os pontos de contato entre as mutações constitucionais e a ssuntos como interpretação constitucional, poder constituinte, legitimidade democrática e originalismo, a obra revela seu caráter inovador, suprindo lacunas deixadas pela literatura brasileira especializada.
Considerando a relevância e atualidade do debate, a obra direciona-se não apenas aos pesquisadores da seara constitucional, mas aos juristas das mais diversas áreas que buscam uma compreensão mais aprofundada sobre os desafios postos à jurisdição constitucional nas sociedades democráticas.
Decisões emblemáticas do Supremo Tribunal Federal – como as que afirmaram a constitucionalidade da união homoafetiva e da progressão de regime em crimes hediondos – foram tomadas sem que qualquer mudança no texto constitucional as prenunciasse. Em casos como esses, a realidade social mostrou-se capaz de modificar a forma como se lê a Constituição, dando vida à chamada mutação constitucional.
Esta obra reuniu contribuições de renomados autores do direito brasileiro e português que exploram esse fenômeno com profundidade teórica numa linguagem fluida e acessível. Trata-se de leitura obrigatória para aqueles que buscam compreender criticamente os desafios atuais da jurisdição constitucional no âmbito do pluralismo democrático.
Espera-se que o leitor aqui encontre uma fonte de reflexões que anime a construção acadêmica e auxilie na formação de uma visão crítica sobre a realidade constitucional atual."
Organizadores:
-
Gilmar Ferreira Mendes é Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil; Professor de Direito Constitucional nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP); Doutor em Direito pela Universidade de Münster, Alemanha. Atualmente é Presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
- Carlos Blanco de Morais é Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Vice-Presidente do ICJP e Coordenador Científico do Centro de Investigação de Direito Público da mesma Faculdade e Consultor Principal do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros.
Textos de:
-
Ana Paula Oliveira Ávila
-
Andréa Rodrigues Rodrigues Casali
-
Carlos Blanco de Morais
-
Francisco Fernández Segado
-
Gilmar Ferreira Mendes
-
João Lemos Esteves
-
Jorge Miranda
-
Lucio Pegoraro
-
Manoel Gonçalves Ferreira Filho
-
Mariana Melo Egídio
-
Michele Carducci
-
Miguel Nogueira de Brito
-
Roger Raupp Rios
- Tiago de Oliveira Melgaço