Termos e Condições - Gravações de Aulas

 

Por norma as aulas dos cursos do ICJP não são gravadas. No entanto há casos em que o são, desde que o professor não se oponha, nomeadamente quando uma aula é reagendada fora do horário normal da mesma e para que todos os alunos possam assistir à mesma e sem que ninguém fique prejudicado. As conferências podem igualmente ser gravadas, ou transmitidas no canal do ICJP no Youtube.

A legislação europeia de proteção de dados exige o consentimento de todos os participantes de sessões online, para que uma gravação possa ser efetuada.

O consentimento dos oradores para é obtido de forma ativa e o dos outros participantes de forma ativa, no momento da inscrição. A inscrição num evento do ICJP  - de qualquer tipo - pressupõe este consentimento.

O ICJP utiliza a plataforma Zoom que está em conformidade com a legislação europeia de proteção de dados: https://explore.zoom.us/pt/gdpr/ . 

Por defeito, sempre que alguém liga a opção de gravação e nas salas do ICJP apenas o anfitrião o pode fazer (todos os outros têm essa possibilidade bloqueada), é apresentado um aviso de voz que refere que a sessão está a ser gravada.

Nas gravações Zoom das aulas – tal como as temos configuradas – apenas é registada a imagem dos intervenientes ativos e quando falam. A galeria de participantes não aparece nas gravações.

Pode mesmo assim e não querendo que a sua imagem apareça na gravação - o que só acontece se tiver intervenção, por exemplo para colocar questões - não ligar a sua câmara. O controle da sua câmara é seu e de forma alguma lhe é solicitado que abdique dele ou que ceda o acesso remoto ao seu computador, o que não é mesmo possível atravás da plataforma Zoom. Pode igualmente desligar o som e colocar as suas questões por escrito (via chat do Zoom). Neste último caso nada referente a eles é gravado – imagem, som ou texto escrito. Em último caso, podem também sair da sala Zoom.

No caso das aulas, em que os alunos pagaram para assistir, sair da sala pode parecer uma solução inviável. Porém, se a sessão é gravada, poderão assistir à aula mais tarde através dessa mesma gravação, assim que seja disponibilizada (normalmente são disponibilizadas em 3 ou 4 dias úteis).

As gravações de aulas são efetuadas diretamente para a Cloud do Zoom e posteriormente descarregadas, editadas para serem reduzidas ao essencial e processadas para um formato leve para serem acedidas através da área ALUMNI dos cursos, apenas mediante login e apenas pelos alunos e docentes do curso e equipa de webmasters do site.

Para esse efeito os vídeos são armazenados na plataforma Vimeo, em acesso privado - só abrem no domínio do ICJP, em www.icjp.pt e não podem ser descarregados.

As gravações são mantidas apenas durante a duração do curso e são eliminadas no momento em que a área ALUMNI é desativada: em 31 de Dezembro do ano em que termina o ano letivo do curso a que dizem respeito.

No caso de conferências as gravações são disponibilizadas públicamente no canal Youtube do ICJP, mas nestes casos apenas os oradores têm intervenção direta e todos os outros participantes só dispõem do chat para colocação de questões. No caso de workshops, aplica-se o que foi descrito acima para os cursos.