Informações de Mestrados de Ciência Jurídica

 

O Novo Ciclo de Estudos de Mestrado em Direito e Ciência Jurídica tem como objetivo o aprofundamento da Ciência Jurídica, a consolidação do conhecimento especializado e a capacidade de criação e inovação.

O Ciclo de Estudos é composto por um Curso de Especialização e pela fase de preparação da Dissertação de Mestrado, com a duração de um ano letivo cada, com um total de 120 créditos (ECTS).

O Curso de Especialização implica a frequência de 3 disciplinas anuais, escolhidas de um vasto e inovador leque, e Introdução à Metodologia de Investigação Científica (semestral).

As sessões do Mestrado em Direito e Ciência Jurídica funcionam em regime de seminário e o número de mestrandos por turma é reduzido.

Os Seminários são orientados por Professores de reconhecimento mérito da Faculdade de Direito, uma das maiores do espaço lusófono. Podem ainda ser realizados por Especialistas da área, mediante convite dos Professores.

A avaliação dos mestrandos assenta essencialmente em exposições orais e relatórios escritos.

Na segunda fase, o mestrando elabora e apresenta uma dissertação original, sob a orientação de um Doutor em Direito.

Licenciados em Direito com nota média igual ou superior a 14 valores, ou equivalente (escala de 0-20 valores), que pretendam desenvolver a  investigação na Ciência do Direito e o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e de trabalho autónomos.

Titulares de outras licenciaturas, fora da área do Direito, desde que demonstrem uma adequada preparação científica e a área de Mestrado em que se inscrevam seja conexa com a formação de base.

Para informações sobre o plano de estudos, clique acima no menú verde, em "Plano de estudos".

Para mais informações sobre o curso e inscrições, consulte a página da Faculdade.