"
O futuro do urbanismo e das cidades pós-COVID-19

 

7 de abril de 2021, das 17:30 às 19:30

 

Moderador:

  • Prof. Doutor Claudio Monteiro (FDUL e Supremo Tribunal Administrativo)

 

Oradores:

  • Prof. Doutora Almudena Fernández Carballal (Faculdade de Direito da Universidade da Corunha e Ius Publicum Innovatio)
     
  • Prof. Doutor José Carlos Mota (Universidade de Aveiro)
     
  • Prof. Doutor Rômulo Sampaio (Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro)
     
  • Prof. Doutor João Miranda (FDUL)

 

A pandemia COVID-19 constitui um acontecimento com consequências extremas para as cidades, obrigando a repensar o respetivo modelo de funcionamento. Não sendo a primeira vez que fenómenos como epidemias confrontam as cidades com a necessidade de adotar políticas higienistas, designadamente, para resolver problemas de sobrepovoamento e de saúde pública, nunca como, desta vez, tal se sentiu a uma escala tão global.

A necessidade de gerar espaços públicos que assegurem a qualidade de vida dos cidadãos, com áreas de circulação e espaços verdes mais amplos, vai obrigar ao surgimento de instrumentos de planeamento norteados por preocupações de sustentabilidade urbana, com potencialidade para exigir a adoção de diferentes equilíbrios entre os espaços citadinos.

A prevalência de modelos de mobilidade urbana não poluente e com preferência pelos transportes públicos sobre o transporte individual automóvel vai também acentuar-se e obrigar a intervenções públicas distintas das que foram adotadas continuamente em décadas anteriores.

O confinamento imposto aos cidadãos agravou ainda as desigualdades sociais, com prejuízo para aqueles que habitam em edificações de dimensões mais reduzidas, transformadas também em locais de trabalho e de aprendizagem e não apenas em locais de repouso e de lazer. Em particular, o teletrabalho – que se perspetiva que venha a ser mobilizado com mais frequência mesmo após a pandemia – vai produzir uma alteração das necessidades de espaços para serviços e para finalidades residenciais.

Estes são alguns dos temas que estarão em debate no Webinar transmitido através da plataforma zoom, sendo a participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

 

Catálogo

Dia 2021-04-07
ICJP - Plataforma Zoom
2021-04-07T00:00:00 2021-04-07T00:00:00 Europe/Lisbon O futuro do urbanismo e das cidades pós-COVID-19 7 de abril de 2021, das 17:30 às 19:30, online, na plataforma Zoom FDUL ICJP

 

Coordenação científica:

  • Profs. Doutores Claudio Monteiro
  • João Miranda
  • Mestre Diogo Calado

 

Documentação

Links

Acesso à Conferência:

black