"
A DEFINIÇÃO DO POPULISMO: OLHARES IBÉRICOS

Como pedra fundadora de um projeto multidisciplinar e plurianual sobre o populismo e a democracia constitucional, a Faculdade de Direito de Lisboa organiza uma conferência sobre “A definição do populismo: olhares ibéricos”.

Embora a reflexão académica sobre o populismo não careça de justificação, o objetivo da presente conferência consiste em discutir se o populismo significa uma mutação no regime democrático com um alcance semelhante àquela que a representação política implicou no século dezoito. Antes dessa viragem a democracia era essencialmente um termo pejorativo; depois dela, a democracia passou a ser entendida essencialmente como democracia representativa. Será que a crise da democracia que hoje se sente por todo o mundo pode encontrar no populismo um fenómeno catalisador semelhante? Será que o populismo reúne
condições para deixar de ser encarado como um fenómeno que desencadeia um indisfarçável menosprezo e tornar-se uma característica persistente das democracias modernas?

É esta a discussão que pretendemos fomentar e nada melhor para o fazer do que aprofundar o sentido e alcance do populismo através de uma reflexão multidisciplinar, que permita compreender os seus múltiplos desafios nas sociedades atuais e no contexto de crise económica que as carateriza. Uma reflexão, todavia, que pretendemos situar, num primeiro momento, no contexto cultural específico que é o nosso, isto é, o contexto ibérico de países com um passado autoritário relativamente recente.

A Conferência compreenderá dois momentos

  1. Uma sessão plenária, com intervenções de quatro convidados, incluindo uma conferência inaugural proferida pela Prof.ª Adela Cortina;
  2. Uma sessão em que se prevê que dois papers, elaborados por académicos especialistas nas áreas do direito, da teoria e filosofia política e das ciências sociais, sejam comentados por igual número de académicos.

 

1.ª Sessão
Apresentação e moderação: Professor Miguel Nogueira de Brito (FDUL/CIDP)

10h00 Conferência inaugural

  • Professora Adela Cortina
    Universidade de Valencia

10h30

  • Professor José Luis Villacañas
    Universidade Complutense

11h00 Coffee break

11h15

  • Professor Diogo Pires Aurélio
    Universidade Católica

11h45

  • Professora Astrid Barrios
    Universidade de Valencia

12h15 Debate

13h15 Almoço (apenas para os participantes)

2.ª Sessão
Apresentação e moderação: Professor Luís Pereira Coutinho (FDUL/CIDP)

Nota: o comentador começará por fazer uma breve exposição crítica do paper submetido pelo apresentante, num máximo de 20 minutos, a que se seguirá uma resposta deste último, em igual período de tempo, abrindo-se depois o debate.

14h30 Populismo e liberalismo

  • Professor Alexandre Franco de Sá (Universidade de Coimbra) – apresentante
  • Professor Luís Pereira Coutinho (FDUL/CIDP) – comentador

15h45 Populismo e identidade

  • Professor André Barata (Universidade da Beira Anterior) – apresentante
  • Professor Miguel Nogueira de Brito (FDUL/CIDP) – comentador

17h30 Coffee break

18h00 Populismo e representação

  • Professor Miguel Nogueira de Brito (FDUL/CIDP) – apresentante
  • Professor Pedro Lomba (FDUL/CIDP) – comentador

19h15 Encerramento

Catálogo

Dia 2019-12-20
Anfiteatro 9 da FDUL
2019-12-20T00:00:00 2019-12-20T00:00:00 Europe/Lisbon A DEFINIÇÃO DO POPULISMO: OLHARES IBÉRICOS 20 de dezembro de 2019 na FDUL FDUL ICJP

 
 
 

Documentação

black