Mensagem do Coordenador Científico

Carlos Blanco de Morais
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

 

Bem-vindos ao Centro de Investigação de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (CIDP). O CIDP procura estimular e promover novas orientações de pesquisa e linhas temáticas na área do Direito Público, tendo por base a vasta experiência de investigação dos docentes e investigadores da Faculdade, nas áreas da Ciência Política, do Direito Constitucional, do Direito Administrativo, do Direito Europeu e do Direito Internacional. Integrando uma das mais antigas e prestigiadas Faculdades de Direito do país e a mais importante Universidade portuguesa, o CIDP constitui o centro de investigação mais produtivo e inovador na área do Direito Público nacional, reunindo todas as condições humanas e académicas para a realização das expectativas profissionais e científicas dos seus membros e apoiando a sua afirmação e internacionalização nas várias facetas do seu percurso individual e coletivo.

Durante primeiro triénio (2012-2014) de atividade, o CIDP desenvolveu projetos de investigação em áreas cutting edge do Direito Público nacional, internacional e europeu, com o objectivo de promover estudos científicos que  abordassem temas e ângulos temáticos originais e atuais da realidade jurídica, ao mesmo tempo que incentivou o desenvolvimento de projetos com natureza interdisciplinar. Foi no decurso dos anos de 2014 e 2015 que ocorreram as alterações mais significativas da atividade do CIDP a nível de resultados científicos, bem como a sua afirmação enquanto núcleo científico de investigação inovadora. O Centro obteve, ex aequo com outra instituição, a mais alta classificação de entre as unidades de investigação portuguesas em Ciências Jurídicas no procedimento de acreditação internacional de instituições de I&D lançado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. Paralelamente, neste período, foram organizados vários encontros científicos de importante projeção nacional e internacional no âmbito de projetos de investigação. Ainda neste quadro, estabeleceram-se importantes parcerias com a Comissão Europeia, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors o Istituto delle Ricerche sulla Pubblica Amministrazione e a Faculdade de Direito da Universidade de S. Paulo.

Para além destas iniciativas, a afirmação do CIDP como centro de competências na área do Direito Público e a sua internacionalização foram catalisadas pelo lançamento da revista e-Pública, indexa a importantes índices de publicações científicas como a SciELO – Web of Science e a Latindex.

Num tempo de viragem, o CIDP continua a pautar os seus novos projetos de investigação com critérios de inovação, qualidade, rigor científico e relevância internacional. O período 2016-2017 será marcado pela realização de encontros e conferências, pelo lançamento do Observatório Permanente da Administração Pública e, sobretudo, pela continuidade do trabalho rigoroso de investigação que nos distingue. O sítio do CIDP, em constante atualização, põe à disposição dos seus visitantes todos os contactos e informações relevantes sobre a vida do Centro e sobre as sua estrutura interna, divulgando e atualizando as suas iniciativas e produção científica de forma acessível e interativa. Aos que agora iniciam a sua atividade de investigação do Centro, e aos que se irão juntar a nós num futuro próximo, deixo os melhores votos de boas-vindas e de sucesso nos objetivos académicos.

Documentação

 

Download Regulamento do CIDP (PDF)

Download Regulamento de Investigação (PDF)

Download Plano Estratégico Plurianual (PDF)

Download Plano de Atividades (PDF)

Download Carta de Ética na Investigação (PDF)

 

Relatório Cientifíco

 

Download Relatório de 2013 (PDF)